A Fundação
Em 1947, nasceu a Fundação A. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o objetivo de “acolher e educar raparigas pobres da região.” Hoje, a Fundação como uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), continua a obedecer aos mesmos princípios que regeram a sua criação, por testamento de D. Maria Francisca de Borges Coutinho de Lencastre, Condessa de Cuba. A Fundação desenvolve a sua atividade a partir da sede em Veiros, Alentejo.
A Fundação, inicialmente instalada no interior do Castelo de Veiros, escolheu como missão o acolhimento de crianças em situação de risco. Ao longo deste caminho desenvolveu-se em diversas fases, desde o apoio de uma congregação religiosa, até à situação atual com uma gestão profissional ao abrigo de acordos com a Segurança Social.
Missão
Acolher e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem o desenvolvimento pessoal de crianças e jovens em situação de risco ou carência social.
Princípios e Valores
A Fundação, no exercício das suas atividades, tem presente os seguintes valores:
-
Valorização do Ser Humano e respeito pela sua dignidade e valores pessoais;
-
A cultura da tolerância, o respeito pela diversidade e pela diferença;
-
Espírito de Solidariedade Social, valorizando os indivíduos, as famílias e comunidade envolvente;
-
Envolvimento e abertura à comunidade em que se insere.
Objetivos
A Fundação tem fins sociais, tendo com objetivos principais: acolher, educar, dar formação profissional e pessoal na área da Infância e Juventude, contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade em que se insere através de atividades sociais, humanitárias, culturais, educativas e formativas ou outras que contribuam para a realização dos seus fins.